Diadema tem fluxo de atendimento na saúde reorganizado devido aumento de casos gripais
Com o aumento exponencial do atendimento de pacientes sintomáticos respiratórios nos serviços de saúde, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), fará ajustes no fluxo de atendimento da rede.
As medidas têm como objetivo evitar um surto de influenza tipo A como tem sido registrado em outras localidades do Brasil e foram alinhadas após reunião extraordinária realizada na tarde desta quarta-feira (15/12) com a participação de gerentes dos serviços e técnicos da SMS.
A SMS alerta que o tempo de espera nos serviços para casos considerados leves poderá se estender devido ao aumento da demanda.
"Pedimos a compreensão da população nesse momento delicado, mas devemos priorizar os atendimentos mais graves, para evitar internações e mortes. Essa não é uma realidade só de Diadema. As notícias mostram que muitas cidades estão vivendo um surto de gripe, inclusive com lotação em serviços públicos e privados. Nossos trabalhadores não estão medindo esforços para atender a população no menor tempo possível, mas contamos com a colaboração da população para fazer bom uso da rede. Tenho certeza que vamos superar mais esse desafio", explica a secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto.
Confira abaixo as regras que passam a valer a partir de hoje (15/12):
20 Unidades Básicas de Saúde
- Referência de atendimento para casos respiratórios leves
- Realização de testes rápido de covid-19
- Consultas eletivas e agendadas poderão ser remarcadas para priorizar o atendimento dos casos gripais.
- Pronto Atendimentos (Eldorado e Paineiras) | Pronto Socorro Municipal | Hospital Municipal de Diadema (HMD)
- Casos classificados como verde ou azul poderão ter tempo de espera por atendimento maior
- Realização de teste covid-19 para casos moderados e graves. Os casos leves serão direcionados para realização do teste na UBS de origem
- Referência para atendimento de casos moderados e graves
A Prefeitura de Diadema seguirá monitorando os dados epidemiológicos e poderá realizar novas adaptações do atendimento conforme a demanda e necessidade local. A adoção desse conjunto de medidas ajuda a reduzir a disseminação de doenças para outras pessoas e evita que o indivíduo seja infectado.
Medidas de prevenção
As medidas de prevenção da covid-19 são as mesmas das síndromes gripais:
Lave as mãos frequentemente (quando não for possível, use álcool gel);
Evite levar as mãos à boca, nariz e olhos;
Mantenha ambientes ventilados;
Evite locais com aglomeração de pessoas;
Ao espirrar ou tossir proteja o rosto com o braço ou cotovelo;
Evite compartilhar objetos de uso pessoal;
E, principalmente, faça uso constante e correto de máscara de proteção.
Quem apresentar sintoma de gripe deve evitar cumprimentar pessoas com abraços, beijos ou apertos de mãos e também evitar tocar nos olhos, nariz e boca. Caso seja possível, é recomendado fazer isolamento social.
Outras notícias e informações sobre os serviços da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), acesse o site: http://www.diadema.sp.gov.br/saude.