Diadema suspende eventos para combater avanço de casos de síndromes respiratórias

Além do cancelamento do carnaval 2022, que já tinha sido anunciado ano passado, a Prefeitura de Diadema decidiu adiar o Projeto Férias e a Copa Diadema em função do aumento dos casos de síndromes gripais na cidade. A decisão foi tomada hoje (10), em reunião virtual do Comitê Intersecretarial de Acompanhamento das Ações para Combate à Covid-19.

O Projeto Férias, que começaria no 18 de janeiro foi postergado para as férias de julho. Já a Copa Diadema, que teria início no dia 22 deste mês, com a participação de 64 equipes, ficou adiada para a segunda quinzena de fevereiro, em data a ser informada posteriormente.

Além dessas medidas, foram apresentados aos participantes da reunião dados epidemiológicos da Covid-19 e da influenza e números da Campanha Municipal de Vacinação contra a Covid-19. Também foi feita discussão sobre o início da campanha de vacinação infantil da Covid-19 no município.

Combate às síndromes respiratórias: A Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com o Comitê Intersecretarial de Enfrentamento à Covid-19, segue monitorando os dados referentes à transmissão do coronavírus e da influenza na cidade para adotar as medidas que se façam necessárias, em tempo oportuno, de acordo com a demanda apresentada e que irá continuar o trabalho de conscientização da população, reforçando junto ao público elegível para tomar a vacina contra a Covid-19 e não deixar de tomar a segunda dose para completar o ciclo vacinal, evitando assim, o surgimento de novas variantes.

Diadema tem aplicado, por exemplo, teste rápido de antígeno a fim de garantir o encaminhamento mais rápido dos casos positivos para covid-19 a fim de dar início ao tratamento e evitar aglomerações nos serviços de saúde.

O município também segue promovendo ações de prevenção, monitoramento, rastreamento e investigação dos casos suspeitos de Covid-19, para possível identificação de contactantes da nova variante ou de novas cepas que possam surgir.

Por fim, outra recomendação da SMS é que todas as medidas individuais de prevenção sejam mantidas com rigor, como o uso correto de máscara de proteção individual, distanciamento social e higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel.

Composição do comitê: Além do prefeito José de Filippi Júnior e da Secretária Municipal da Saúde Dra Rejane Calixto, também fazem parte do comitê representantes da chefia de gabinete e das secretarias de comunicação, de educação, de desenvolvimento econômico, de transportes, de habitação e de defesa social, além da participação de outras secretarias fins como Cultura e Esportes.