Diadema serve mais de 318 mil refeições a preço popular

O Programa Restaurante Popular de Diadema produziu de janeiro a setembro, deste ano, 318.641 refeições. Na unidade Serraria, localizada na Avenida Lico Maia, foram servidos 166.470 pratos e no Campanário, na Avenida Luís Carlos Prestes, os outros 152.171.
O programa alimentar é mantido pelo Município e, além do preço popular, oferece aos moradores da cidade, comida balanceada e de qualidade. O restaurante do Campanário produz, diariamente, 825 refeições e a unidade Serraria 1.050/dia.
O valor pago por refeição é de R$ 2,00 e o prato vem com arroz, feijão, uma guarnição, verdura e salada. Também é oferecido suco e uma sobremesa, que pode ser uma fruta ou um doce. Além de comer no local, a pessoa que quiser pode comprar o marmitex e levar para casa.
Higienização das mãos - Antes de almoçar, os frequentadores dos dois estabelecimentos têm que lavar as mãos. Por isso, nas entradas dos refeitórios, pias e recipientes com sabão estão à disposição da clientela, para que, na hora de pegar a bandeja, não haja risco de contaminação.
"O Programa Restaurante Popular, além de oferecer alimentação a baixo custo, também tem o objetivo de diminuir a insegurança alimentar e nutricional que hoje é grande no país e que também atinge a nossa cidade. Aqui em Diadema desenvolvemos uma política de segurança alimentar e nutricional com foco no direito humana à alimentação e, por isso, buscamos auxiliar e orientar os moradores sobre essa questão", diz o secretário da Segurança Alimentar (SESA) Gel Antônio.
O secretário ressalta que além dos restaurantes populares, a SESA desenvolve outros dois programas, com o propósito de mitigar a fome das pessoas. O Agricultura Urbana que incentiva 356 moradores para o plantio agroecológico - verduras, legumes e temperos -, em 24 hortas comunitárias, e o Banco Municipal de Alimentos, que atende cerca de 15 mil munícipes, com doações vindas de empresas da área da alimentação.
Finalizando Gel informa que o Restaurante Bom Prato, que funcionará no bairro do Eldorado, também a baixo custo, deverá entrar em atividade até o final do ano. A unidade que vem sendo implantado pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura, produzirá 1.200 refeições e 300 cafés das manhãs/dia. Quando concluído, o restaurante atenderá na Avenida Antônio Sylvio Cunha Bueno, 1904.