Diadema realiza aula inaugural do Adolescente Aprendiz nesta sexta (18)

Transformado em Lei Municipal em agosto do ano passado, o programa Adolescente Aprendiz inicia agora uma nova fase em Diadema. Responsável por transformar a vida de mais de 10 mil estudantes da Rede Municipal durante as gestões anteriores do prefeito José de Filippi Júnior, a iniciativa terá sua aula inaugural realizada nesta sexta-feira (18), a partir das 9h, no Teatro Clara Nunes.

No evento, além do próprio Filippi, estão presentes a secretária de Educação, Ana Lúcia Sanches, os responsáveis pela coordenação do programa na Rede Municipal, além de representantes do Legislativo da cidade.

As atividades nos núcleos habitacionais da cidade, locais onde o programa será ofertado, começam na próxima segunda-feira (21). Nesta primeira etapa, 500 pessoas serão contempladas, mas outras 200 vagas serão abertas ao longo do ano. O programa conta com parceria da Rede Cultural Beija-Flor

Maior e melhor: O Programa Adolescente Aprendiz tem o objetivo de desenvolver, durante o contraturno nas escolas, ações pedagógicas e o desenvolvimento de habilidades e competências de estudantes entre 14 e 17 anos parar integrá-los ao mercado de trabalho.

Sua aplicação compõe o conjunto de políticas públicas de educação Integral do município. Uma das novidades do novo formato do programa é sua descentralização, levando as atividades para mais perto de onde vivem os adolescentes. As escolas que oferecem o Programa Mais Educação também farão parte do processo de formação dos adolescentes.

O programa está dividido em duas modalidades, o Adolescente Aprendiz Primeiros Passos, para quem tem idade de 14 e 15 anos, e o Adolescente Aprendiz Travessia, voltado ao público com idade de 16 e 17 anos. Nos dois casos os adolescentes deverão frequentar as atividades conforme o calendário anual do Programa.

Para seleção foi considerado o grau de vulnerabilidade dos adolescentes e suas famílias usando os recursos de análise como: moradia, beneficiário de políticas de transferência de renda, situação econômica da família, trabalho infantil e violação de direitos.

Os adolescentes atendidos receberão benefício mensal durante o período em que permanecerem sob o respaldo do Programa. Para os beneficiários do Programa Adolescente Aprendiz Primeiros Passos, o valor é de R$ 150. E para os beneficiários do Programa Aprendiz Travessia, o valor é R$ 300.