Diadema promoverá Varal Solidário neste sábado
No próximo sábado (14/08), famílias em situação de vulnerabilidade que moram na região Sul de Diadema terão a oportunidade de escolher quais roupas e calçados vão adquirir por tamanho, cor, estilo, sem pagar nada por isso. A ação “Varal Solidário” será realizada pela Prefeitura de Diadema, das 9h às 13h, em três pontos diferentes: Sítio Joaninha, Sítio do Caqui e Viela Fortaleza.
Serão quase uma tonelada de itens de vestuários são oriundos da Campanha Aquece Diadema. A Defesa Civil recolheu os donativos e separou as doações por tamanho e gênero (feminino, masculino e criança). Cada ponto receberá os três kits.
“As roupas vão estar abertas num varal. Isso traz a sensação de adquirir a peça de uma forma mais humanizada. Não é simplesmente juntar tudo e doar. A pessoa só vai pegar o que de fato vai usar, a roupa que serve no filho, na filha, na família. O que ele não pegar, outra família pode gostar e usar”, afirma a secretária municipal de Assistência Social, Patrícia Ferreira. A escolha dos lugares se deu pelo índice de vulnerabilidade, com maiores números de cadastrados no CAD único. “Essa população sofreu ainda mais com a pandemia, por ter que escolher como destinar a renda, seja para comprar um agasalho, alimento ou outra prioridade”, afirmou a secretária.
Orientação- A iniciativa é uma ação do Fundo Social de Solidariedade e das secretarias de Assistência Social e Cidadania (SASC), Defesa Social, por meio da Defesa Civil, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Comunicação, além de Gabinete e Participação Popular.
Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Inês Maria de Filippi, essa parceria amplia os resultados da iniciativa e aproxima os moradores dos serviços municipais. “Quando reunimos diversas secretarias e serviços em prol dos munícipes, a ação se torna mais efetiva, pois são diversos olhares para atender a população em sua complexidade, de uma forma mais humana. E toda a população pode participar, seja adquirindo uma peça ou doando o que pode servir a outra família”, ressalta.
Além de adquirir roupas, a população pode tirar dúvidas sobre serviços da Prefeitura que estão à disposição, receber orientações sobre como fazer cadastro e ser referenciado em equipamentos como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), entre outros.
Solidariedade- Quem deseja doar também pode entregar as peças de roupas e demais itens de vestuário nos três pontos do Varal Solidário. As campanhas Sua Fome Me Incomoda http://combateafome.diadema.sp.gov.br e Aquece Diadema também continuam vigor.
Serviço:
Varal Solidário
14 de agosto de 2021, sábado, das 9h às 13h.
Local 1. Sítio Joanina. Avenida Divisa Verde, altura do nº 87 (Campo de Futebol)
Local 2. Sítio do Caqui. Rua Ararima, nº 156 (Ponto de referência Vale da Paz)
Local 3. Viela Fortaleza x Viela Cação (Ponto de referência Padaria Ponto Certo)