Diadema inicia vacinação contra a Covid-19 em crianças de três e quatro anos sem comorbidades

Com o recebimento de novo lote de 36 mil doses de vacinas da Coronavac, no fim da tarde desta quarta-feira (28), a Secretaria Municipal da Saúde de Diadema dará mais um importante passo nas ações de enfrentamento à Covid-19: a partir desta sexta-feira (30), o município vai iniciar a vacinação de crianças de 3 e 4 anos de idade contra a doença.

Até o momento, o imunobiológico (Coronavac) é o único aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para aplicação nessa faixa etária. Essa autorização especial saiu em julho e apenas agora o município recebeu do Governo Estadual as doses para iniciar a aplicação no público desta faixa etária sem comorbidades.

"A chegada da Coronavac para dar início à vacinação nas crianças desta faixa etária era muito esperada por todos no município. Finalmente, com a chegada do lote que recebemos, vamos poder imunizar as crianças da cidade. Pedimos que os pais e mães levem seus filhos o quanto antes para serem vacinados, garantindo mais proteção aos pequenos", afirmou a secretária municipal da Saúde, Dra Rejane Calixto.

Desde 20 de agosto, estão sendo imunizadas crianças de 3 e 4 anos com comorbidades. Segundo dados do Vacivida até 14 de setembro, 245 crianças dessa faixa etária foram vacinadas contra a Covid-19, atingindo 2% do público total da faixa etária (3 e 4 anos).

Mães, pais ou responsáveis acima de 18 anos poderão levar os pequenos em uma das 20 UBSs (Unidades Básicas de Saúde). As UBSs funcionam por livre demanda, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.

Confira o endereço das Unidades aqui: http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.

Vacinação covid-19- O imunizante da Covid-19 está disponível para crianças acima de 3 anos de idade e pessoas a partir de 12 anos. Para receber as doses (D1, D2, D3, D4 e D5, de acordo com as regras para cada grupo) é importante ter em mãos documento de identidade com foto e número do CPF e comprovante de dose anterior (caso não seja a primeira dose).

Apenas pessoas de 18 anos ou mais com alto grau de imunossupressão podem receber a quinta dose. Caso o indivíduo tenha ficado imunossuprimido após a quarta dose, é preciso apresentar documentação que comprove a condição de saúde.

Saiba mais em: http://www.diadema.sp.gov.br/covid/28465-vacina-covid-19-quem-pode-tomar-a-vacina.

Para aqueles que receberam o imunizante Janssen, as orientações estão em: http://www.diadema.sp.gov.br/covid/28198-entenda-como-funciona-o-esquema-vacinal-para-quem-tomou-a-vacina-da-janssen.

 Campanha da Polio e multivacinação- A campanha contra a paralisia infantil e de multivacinação foi prorrogada até o dia 30 de setembro e ocorre concomitantemente à da Covid-19.

Quem for a alguma UBS poderá ter sua caderneta de vacina conferida e, se necessário, atualizá-la, caso esteja com doses em atraso. É preciso ficar atento, pois cada vacina possui um público-alvo específico. As gotinhas que protegem contra a poliomielite são destinadas a crianças de um a menores de cinco anos. A dose faz parte do calendário vacinal, mas precisa de reforço anual.

As vacinas contempladas pela campanha de multivacinação englobam as seguintes doenças imunopreveníveis: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23 e todas as demais vacinas do calendário nacional de vacinas.

Para receber a vacina, a criança precisa ser levada por um responsável e é preciso apresentar caderneta de vacinação e documento de identidade do menor.Saiba mais em: http://www.diadema.sp.gov.br/saude/28559-campanha-multivacinacao-e-prorrogada-ate-o-dia-30-de-setembro.