Diadema implanta posto para vacinação covid-19 no Quarteirão da Saúde
Diante do avanço da campanha de vacinação na cidade e a ampliação do público-alvo a ser vacinado contra a covid-19, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), abre nessa sexta-feira (16), um novo posto de vacinação no Quarteirão da Saúde, localizado na Avenida Antônio Piranga, 700. Ele vai se somar aos 20 postos já instalados e entra na rede como mais uma opção para os moradores do Centro, Parque Real e Vila Nogueira.
Assim como todos os demais em operação, o posto do Quarteirão da Saúde vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h30 até às 16h, sem necessidade de agendamento, ou seja, basta o morador que estiver elegível comparecer munido dos documentos necessários.
Mas, atenção! Exclusivamente no Quarteirão da Saúde a vacinação será ofertada apenas para as pessoas, sem comorbidades, na faixa etária contemplada no momento. A orientação da Vigilância à Saúde é para que as pessoas com comorbidade e deficiência se encaminhem ao posto próximo à sua residência.
Vacinação na cidade: documentos necessários e pré-cadastro- Nesta quinta-feira (15), Diadema segue ofertando a vacinação para pessoas com 34 anos ou mais. Além desse novo público, o usuário que fizer parte dos públicos elegíveis anunciados anteriormente (e que ainda não tomou a primeira dose), poderá se dirigir a um dos postos de vacinação para se imunizar.
Para garantir as doses à população, o Programa Municipal de Imunização (PMI) reforça a obrigatoriedade da apresentação, no ato da vacinação, de um documento de identificação pessoal (que contenha o número do CPF - Cadastro de Pessoas Físicas), e obrigatoriamente, um comprovante de residência de Diadema e/ou carteirinha da UBS de referência.
Se não houver um comprovante no nome do próprio munícipe, poderão ser apresentados (de forma física ou digital), comprovante que esteja em nome do cônjuge, companheiro (a), pais e filhos, mas desde que seja apresentado junto um documento que comprove esse parentesco e/ou estado civil (como certidão de nascimento, certidão de casamento, entre outros). Quem paga aluguel, poderá apresentar o recebido do aluguel ou o contrato de aluguel em seu nome.
Para agilizar o atendimento, a SMS orienta que o usuário faça o pré-cadastro no site: www.vacinaja.sp.gov.br . É rápido e basta preencher dados pessoais, como nome completo, CPF, data de nascimento, endereço, telefone e e-mail. Saiba mais em: http://www.diadema.sp.gov.br/covid/26739-diadema-reforca-importancia-do-pre-cadastro-no-site-vacina-ja-para-acelerar-a-vacinacao.
O município segue respeitando os critérios de priorização preconizados nos Planos Nacional e Estadual de Imunização e aguarda novas remessas de imunizantes para dar início à imunização dos demais públicos da campanha de vacinação.
Para acompanhar essas e outras informações sobre a Campanha Municipal de Vacinação contra a covid-19, acesse: http://www.diadema.sp.gov.br/covid-19 ou acompanhe as redes oficiais @PrefDiadema.
Quem pode receber a primeira dose da vacina covid-19 em Diadema
✅ Moradores de Diadema, sem comorbidades, com 34 anos ou mais;
✅ Profissionais da educação acima de 18 anos (desde que tenha cadastro no site Vacina Já Educação aprovado e já tenha recebido o QR Code);
✅ Gestantes em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias) acima dos 18 anos;
✅ Síndrome de Down, pacientes em diálise e transplantados imunossuprimidos (18 a 59 anos);
✅ Pessoas com Deficiência Permanente (PCD), entre 18 a 59 anos;
✅ Pessoas com as comorbidades abaixo previstas pelo Ministério da Saúde acima de 18 anos – é obrigatória comprovação por receita ou relatório médico com a inscrição do profissional no Conselho Regional de Medicina
(CRM).
Onde se vacinar- Lembrando que a vacinação no município é por livre demanda. Basta o morador procurar o posto de vacinação, das 8h30 às 16h, para tomar a vacina, levando todos os documentos necessários (documento com foto e número do CPF e comprovante de endereço de Diadema ou carteirinha da UBS).
As pessoas com comorbidades (conforme relação estabelecida pelo Ministério da Saúde) deverão apresentar ainda documento comprobatório da condição de risco, como por exemplo, exames, receitas, relatório ou prescrição médica, desde que contenha o CRM do médico.
Confira a lista completa dos postos de vacinação aqui: http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19