Diadema completa 62 anos com investimentos nas áreas de justiça, saúde e segurança
Para comemorar o aniversário de 62 anos de Diadema, a Prefeitura programou um dia repleto de entregas de melhorias e investimentos em serviços municipais nas áreas de saúde, assuntos jurídicos e segurança.
A primeira cerimônia do dia foi o lançamento do Programa “UBS Nota 10. Mais acolhedora. Mais acessível. Mais humana”, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Nações. A iniciativa vai qualificar as 20 UBSs e fortalecer a Atenção Básica do município. As próximas beneficiadas serão Centro, Paulina e Ruyce.
A iniciativa amplia os recursos humanos com a adequação do número de profissionais em número suficiente e capacitado para o atendimento a fim de aumentar a resolutividade da atenção à saúde, realiza melhorias na estrutura física, passando pela implantação de uma nova identidade visual para tornar o ambiente adequado e mais humanizado, padronização dos uniformes, limpeza e asseio predial, vigilância patrimonial por videomonitoramento 24h, manutenção preventiva e corretiva predial e de equipamentos.
“Nossa cidade faz aniversário e quem ganha é a população. Estamos investindo e implantando ações para recuperar e melhorar os serviços municipais. Já entregamos mais de dois mil títulos de propriedade, pelo Programa Regulariza Diadema; inauguramos a primeira ciclofaixa permanente; lançamos o Projeto Eco Conquista, uma iniciativa da Empresa IMCD Brasil, com investimentos de R$ 370 mil na área; além das melhorias do Escola Bem Cuidada em mais de 60 unidades escolares. Tudo isso pra melhorar a qualidade de vida de quem mora em Diadema”, garante o prefeito de Diadema, José de Filippi Junior.
Em uma segunda etapa, está prevista a incorporação de outras tecnologias e equipamentos na Atenção Básica, melhorias no sistema de abastecimento de insumos e medicamentos, na revitalização/readequações físicas das unidades e aperfeiçoamento da rede de informatização, tanto na parte de equipamentos como em conectividade e implantação de dispositivos que possibilitem a prática de teleatendimento e teleconsulta.
“Nos últimos meses, mesmo enfrentando os desafios impostos pela pandemia causada pelo novo coronavírus, trabalhamos para reverter esse cenário e, com grande satisfação, viramos a página nessa história, mostrando como será a Atenção Básica que queremos para Diadema”, afirmou a secretária municipal da Saúde, Dra Rejane Calixto. O programa foi viabilizado por meio da parceria estabelecida com a Organização Social Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).
Acesso à justiça- Ainda no período da manhã, foi realizada a inauguração da nova sede da Assistência Judiciária do município, que passou a atender na Rua Amélia Eugênia, 488, também na região central. Com cinco salas de atendimento, recepção e dependências administrativas, o ambiente é mais acolhedor para a população atendida e tem melhores condições de trabalho para a equipe da Assistência.
O serviço é vinculado à Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos da Prefeitura e oferece serviços gratuitos, em sua maioria dentro do ramo do Direito de Família, ao morador de Diadema que possui renda familiar de até três salários mínimos.
Para a secretária municipal de Assuntos Jurídicos, Débora Baptista, a comemoração vai além do novo espaço. “Estamos aqui também para marcar esse momento de retomada da Assistência Judiciária, pois o que nos motiva é a democratização da justiça brasileira. Hoje é um dia simbólico, pela conquista que tivemos para continuar o serviço e poder dar um novo rumo para o que a gente faz, com novas parcerias”, ressaltou.
Em 3 de novembro, Diadema conseguiu uma vitória importante para o município, o Supremo Tribunal Federal (STF) validou a criação da Assistência Judiciária de Diadema e indeferiu a ação denominada Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 279, proposta em maio de 2013, pelo então Procurador Geral da República com o objetivo de estabelecer a exclusividade da prestação de serviço pela Defensoria Pública. Na prática, Diadema cumpre com a Constituição Federal e mantém o atendimento gratuito da Assistência Judiciária aos moradores que não possuem renda suficiente para arcar com os custos de um processo judicial.
“Temos um caminho longo pela frente enquanto não temos o Brasil ideal. Mas ainda precisamos dar conta do Brasil real para garantir o acesso de cidadãos e cidadãs ao poder judiciário. Talvez se não fosse a Assistência Judiciária gratuita do município isso não seria possível”, ressaltou Filippi.
GCM cidadã- Para completar o trio de ações que têm impacto positivo na qualidade de vida da população, a Prefeitura investiu na aquisição de 12 viaturas que reforçam o patrulhamento e a segurança no município, sendo sete Renault "Duster" e cinco Renault "Logan". O evento para entrega dos veículos à Guarda Civil Municipal (GCM) ocorreu no período da tarde, no Largo do Serraria.
O secretário municipal de Segurança Cidadã, Benedito Mariano, avalia que a entrega de viaturas à GCM faz parte das várias medidas de valorização profissional, incluindo também concurso interno e contratação de mais 100 guardas no próximo ano. “Com as novas contratações, a GCM de Diadema vai passar a ser, proporcionalmente, uma das maiores do país”, anunciou Mariano.
Em 2022, o prefeito de Diadema garantiu que o governo vai continuar investindo na qualidade e valorização da Guarda, com o uso de tecnologia e retomando o videomonitoramento na cidade. “Queremos uma GCM atuando sempre preventivamente, com inteligência, mas que seja acolhedora, humana e capacitada para mediação de conflitos”, finalizou o prefeito.
Natal- Para completar o dia de aniversário, terá início o 1º Festival de Natal, com o tema “Tempo de Luz e Esperança pra Nossa Cidade”. Entre os dias 8 e 23 de dezembro, na Praça da Moça, haverá atrações musicais de diferentes estilos, casa de Papai Noel, brinquedos, iluminação natalina e uma praça de alimentação coberta com barracas de comidas e bebidas. Hoje (08/12), a primeira atração será a Orquestra Sinfônica de Heliópolis.
Serviço:
UBS Jardim das Nações
Rua Itália, 290 – Taboão.
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Assistência Judiciária de Diadema
Rua Amélia Eugênia, 488 – Centro.
Tel.: 4053 7425
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Guarda Civil Municipal (GCM) de Diadema
Tel.: 4053 7300