Diadema celebra Dia Nacional do Surdo

Para celebrar o Dia Nacional do Surdo, em 26 de setembro, e relembrar as lutas pelos seus direitos, a EMEB Olga Benário Prestes, em Diadema, realiza desde 20 de setembro palestras, oficinas, sessões de literatura visual, cinema e rodas de conversas temáticas para os estudantes surdos e ouvintes da instituição. Já, nos dias 28 e 29 de setembro, ocorrerá a apresentação de poesia sobre a Valorização da Cultura Surda. Devido à pandemia, a atividade será voltada para o público da escola.
“A celebração será simples, por conta da pandemia, mas muito especial. A escola é muito acolhedora e importante para a região e a comunidade” conta Adriana Moreira Oliveira Dias, professora surda oralizada de ciências, geografia e história da escola. Setembro foi escolhido pelos surdos para comemorar e relembrar a luta por direitos.
Por isso, o mês está repleto de datas importantes para a comunidade, como por exemplo o Dia do Surdo (26/9) e o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21/9). Nós surdos e a comunidade escolar comemoramos o Dia do Surdo, incluindo presentes e mimos para todos os alunos surdos da Unidade se sentirem acolhidos e orgulhosos com a comemoração”, conclui Adriana.
O dia promove a reflexão sobre os direitos, a luta pela inclusão de pessoas com deficiência auditiva, todas as suas conquistas, por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania. A data é comemorada pela comunidade surda brasileira o Dia Nacional do Surdo e instituída em 14 de julho de 2005, pela Lei Nº 11.133 por ser a data da fundação do INES- Instituto Nacional de Educação de Surdos, em 1857, no Rio de Janeiro. Este mês é chamado de "Setembro Azul", o que pode ser atribuído ao fato de que os nazistas marcaram os deficientes como faixas-azuis durante a Segunda Guerra Mundial.
Exemplo -A EMEB Olga Benário Prestes foi fundada em 1988 e é única escola da região com ensino regular para surdos, disponibilizando Educação Infantil, Fundamental 1 e 2 e Ensinos de Jovens e Adultos (EJA).
A surdez- A surdez é o nome dado à dificuldade ou impossibilidade de ouvir. É uma condição de saúde invisível, ou seja, a sociedade não percebe o surdo da mesma forma que percebe outras condições (como uma pessoa em uma cadeira de rodas, por exemplo).
Existem diversas causas para a condição como nascimento prematuro, baixo peso ao nascer, uso de remédios tóxicos ao ouvido, infecções congênitas, principalmente, sífilis, toxoplasmose e rubéola. Podendo ser classificada como ligeira, média, severa, profunda e cofose,que é ausência total da capacidade de perceber sons.
No Brasil, a Lei 10.436 / 2002 é um marco importante para a comunidade surda brasileira, reconhecendo a Língua Brasileira de Sinais (Libra) como meio legal de comunicação e expressão. Segundo dados do Ministério da Saúde, os surdos representam 3,2% da população brasileira, ou aproximadamente 5,8 milhões de brasileiros.
Serviço
Escola Municipal de Educação Básica Olga Benário Prestes
Rua São Genaro, 149 - Centro