Dia V em Diadema ampliou acesso à vacina contra covid-19

Neste sábado (01/10), o município de Diadema aderiu ao Dia V de Mobilização Estadual para Aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 e disponibilizou o Quarteirão da Saúde como ponto de imunização. Para ampliar o acesso à vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ainda aplicou primeira e terceira dose para os públicos elegíveis para receber a vacina.
Com isso, Diadema chega à marca de 565.974 doses aplicadas, sendo 330.278 primeiras doses, 222.611 segundas doses, 2.846 terceiras doses e 10.239 doses únicas. A realização de dias específicos para intensificação da vacinação é uma estratégia que vem sendo adotada pelo município.
"Essas ações facilitam o acesso da população à vacina. Muitas vezes, em razão do trabalho ou da escola (no caso dos adolescentes) não é possível ir até um posto de vacinação durante a semana. A abertura de postos aos sábados favorece a imunização da população e, consequentemente, a diminuição da circulação do vírus. Precisamos continuar avançando com a vacinação na nossa cidade", explica a coordenadora da Vigilância em Saúde do município, Franciele Finfa da Silva.
Esse é o caso de Timóteo Lopes Oliveira do Nascimento. Ele que é autônomo, aproveitou que estava trabalhando no Centro e compareceu para receber a segunda dose para alegria da esposa Alessandra que estava de plantão, ajudando na organização da campanha de vacina como Agente Comunitária de Saúde. "Durante a semana é difícil parar o trabalho para ir vacinar, então aproveitei hoje que estava aqui do lado e já vim garantir a segunda dose".
Quem também aproveitou o Dia V foi o morador da Vila Conceição, Márcio Santos Lopes, que compareceu para tomar a segunda dose e ainda trouxe o filho Luiz Henrique Silva Lopes para tomar a primeira. "Tomar a vacina hoje e completar a minha imunização traz uma sensação de dever cumprido e também de alegria de ver meu filho, que é adolescente, também receber a dose dele. Nossa família se cuidou bastante na pandemia e até agora ainda evitamos aglomeração. Minha esposa teve covid-19 e, mesmo morando todos juntos, mais ninguém pegou, tomamos todos os cuidados possíveis", conta Márcio.
Já o senhor Sebastião Macedo veio acompanhado da filha e do neto para garantir logo a sua terceira dose. "Minha filha teve covid-19 e eu não peguei. É importante tomar a vacina e ficar protegido".
Vacinação contínua -A vacinação contra a covid-19 continua na próxima semana em 20 postos de vacinação, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Confira os endereços dos postos aqui: http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.