Dia D tem mais de 10 mil pessoas imunizadas contra a covid-19
Com a abertura dos postos de vacinação neste sábado (14), para intensificar a campanha de vacina contra a covid-19, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) conseguiu imunizar 10.812 pessoas, sendo 7.719 com a primeira dose (D1) e 3.093 com a segunda dose (D2).
A estudante Bruna de Souza Honorato foi uma delas. A jovem estava ansiosa para esse dia chegar pois sua irmã e seus pais já estavam imunizados e só faltava ela ser contemplada na família. Para tomar a primeira dose no Teatro Clara Nunes, Bruna já tinha até deixado um look preparado para celebrar o momento:
"Estava super ansiosa para que esse dia chegasse, vibrei de alegria quando a Prefeitura divulgou minha idade, nem parecia verdade que o momento mais esperado do ano tinha chegado. Hoje eu me senti muito emocionada por tomar a vacina, foi uma sensação de alívio e com uma pontinha de esperança para que essa pandemia acabe logo e possamos novamente nos reunir com amigos e familiares", contou.
Ela também elogiou a iniciativa da Saúde em parceria com a Cultura, para animar os locais de vacinação. "Adorei o DJ animando à espera no meu local de vacinação, deixou meu momento ainda mais especial. Infelizmente nem todos tiveram a oportunidade de se vacinar, então, gostaria de dedicar esse momento a elas", conta a jovem que perdeu um tio muito querido em maio, vítima da covid-19.
Além de incentivar os jovens a se vacinarem, o Dia D, marcou o encerramento do calendário de primeira dose para os adultos acima de 18 anos. A coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Ferla Maria Simas Bastos Cirino, avaliou com positivo o número de vacinados:
"Hoje a campanha foi um sucesso! Não sei se todos pararam para pensar o que o dia de hoje significa, mas chegamos a tão sonhada faixa etária 18+. Em janeiro iniciamos essa jornada juntos, uns já se foram e outros novos desafios ainda virão, mas deixa uma sensação de que estamos chegando mais próximo daquilo que se tornou nosso principal objetivo nos últimos 15 meses que é voltar a nossa vida normal, abraçar e beijar as pessoas que amamos, voltar a sorrir sem máscaras e este dia está cada vez mais próximo depois de hoje".
A profissional lembra que a campanha não acabou e que logo novas faixas serão contempladas. "Ainda faltam os adolescentes e, se tudo der certo com as crianças, logo serão elas a se vacinar. Estamos fazendo história hoje. Viva o SUS! Viva a Ciência!".
A coordenadora da Atenção Básica, Maria Luiza Malatesta também fez questão de parabenizar todos os trabalhadores por esse dia de trabalho. "Hoje é mais um dia histórico, parecia que nunca chegaríamos aos 18 anos+. Como é gratificante ver as fotos com olhos sorridentes expressando a alegria de mais um dia de vitória".
A secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto, lembrou que para o sucesso da Campanha Municipal de Vacinação acontecer foi preciso o comprometimento de um time grande de servidores/colaboradores, envolvidos em várias etapas do processo, como logística, transporte, Vigilância, Atenção Básica, Segurança, entre outros, além da parceria com outras secretarias municipais:
"Meu carinho e reconhecimento a cada trabalhador pelo esforço e empenho nessa campanha que tem sido muito complexa. As recentes conquistas, como a queda no número de casos, óbitos e internações de covid-19, já nos mostram que estamos no caminho certo. Por isso o nosso compromisso é continuar trabalhando arduamente para que logo tudo isso passe. Mas lembro que ainda precisamos manter todos os cuidados e protocolos sanitários".
Programação da semana- Quem está apto a tomar a vacina e ainda não o fez, pode procurar as unidades de saúde de segunda a sexta-feira, a partir das 8h30, para se vacinar. Não é necessário agendamento.
Para acelerar a campanha e dar agilidade no atendimento, a equipe da SMS orienta que o usuário faça o pré-cadastro no site http://www.vacinaja.sp.gov.br. É rápido e basta preencher dados pessoais, como nome completo, CPF, data de nascimento, endereço, telefone e e-mail.
Depois disto, basta o usuário comparecer ao posto de vacinação no horário da campanha. Para tomar o imunizante é obrigatória a apresentação de um documento pessoal com foto (que contenha o número do CPF), e o comprovante de endereço de Diadema no próprio nome ou carteirinha de matrícula da UBS. Confira aqui os documentos que podem ser considerados como comprovantes de residência: http://www.diadema.sp.gov.br/covid/26838-vacinacao-covid-quais-documentos-valem-como-comprovante-de-residencia
Vale lembrar que a imunização só está completa com a segunda aplicação (exceto nos casos da vacina de dose única). Então se seu dia de tomar a D2 está marcado para a próxima semana ou se, por acaso, perdeu o prazo e não tomou, procure o quanto antes o posto de vacinação e complete o seu esquema vacinal.
Confira a realização dos postos de vacinação aqui: http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19
Cultura pela Vida- Para atrair o público jovem, cinco postos de vacinação receberam um lounge sonoro com DJs da cidade. As apresentações acontecerão das 10h às 16h, nos seguintes locais: Quarteirão da Saúde (DJ Boby), UBS Eldorado (DJ Elcinho), UBS Paineiras (DJs Gustavo Abreu e Shey Guess), UBS Nova Conquista (DJs San e Gabs) e Centro Cultural Diadema/Teatro Clara Nunes (DJ Luiz Lovinil).
A ação integra o projeto "Cultura pela Vida", uma parceria entre a SMS e a Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Saiba mais em: http://www.diadema.sp.gov.br/covid/26803-cultura-pela-vida-campanha-da-prefeitura-reforca-importancia-da-vacinacao
A UBS Jardim ABC também entrou no clima e preparou a unidade para o "Balada da Vacinação". Além da decoração com bexigas, da música boa e de um painel para fotos, as equipes de saúde criaram placas e camisetas personalizadas.
Balanço da vacinação- De acordo com as prévias realizadas pela equipe do Programa Municipal de Imunizações (PMI), da Vigilância à Saúde, Diadema já realizou, desde o início da campanha, 370.824 aplicações de vacina, sendo 276.948 primeiras doses (D1), 83.677 segundas doses e 10.199 doses únicas.