Cultura irá abrir edital para o Festival de Audiovisual de Diadema
Com o objetivo de fomentar a produção artística e cultural na cidade, a Secretaria de Cultura de Diadema irá anunciar, por meio de edital a ser publicado no próximo dia 1º de fevereiro, a realização do Festival de Audiovisual.
A iniciativa, que abrirá o calendário cultural da cidade, chega justamente num momento de incertezas sobre a retomada do setor - que vinha se reerguendo com o abrandamento da pandemia do coronavírus. Por isso, além de fomentar a produção de novos talentos, o festival nasce para contribuir para o fortalecimento das cadeias produtivas regionais do audiovisual.
Vale reiterar que todos os detalhes do festival estarão descritos no edital. Por enquanto, é possível antecipar que 20 projetos serão selecionados para a produção de vídeos com duração entre 5 e 15 minutos.
Todos os trabalhos terão que ser inéditos e relacionados a uma das categorias a seguir:
1. Música: registro de performances, apresentações, videoclipes, encontros musicais de diferentes grupos;
2. Artes do corpo: cenas curtas, monólogos, performances, dança, números circenses, apresentações de atores ou grupos;
3. Audiovisual: obras de cinema e vídeo, curtas nos gêneros (documentário, ficção e animação);
4. Culturas populares: registro de práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer, celebrações, formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas, assim como nos lugares, como mercados, feiras, santuários e territórios que abrigam práticas culturais coletivas;
5. Híbridos: projetos artísticos que transitam entre as áreas acima ou propõem novos formatos.