Crianças de Diadema leem cada vez melhor
As crianças da rede pública municipal de Diadema estão lendo cada vez mais e melhor. A afirmação, forte, é baseada em fatos: de acordo com levantamento feito pela Secretaria de Educação, o índice que mede a capacidade leitora dos estudantes do terceiro ano – e que, portanto, acabaram de se alfabetizar no ano anterior, o segundo – pulou de 68,9 %, no começo de 2023, para 92,95% ao final do terceiro trimestre.
O resultado é ainda mais impressionante quando se considera que é bem superior à meta estabelecida pela própria Prefeitura no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que era de 85% para os terceiros anos em 2023.
O PDE é um conjunto de metas, englobando diversos aspectos da aprendizagem, estabelecidas pela Secretaria de Educação, em março de 2022, para os estudantes do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental.
O feito dos terceiros anos em 2023 não é um caso isolado na rede de Diadema. Entre os quartos anos das escolas do município, a capacidade leitora evoluiu de 62,3%, no início do ano, para 98,95%, uma alta significativa e bem acima da meta do PDE, de 85%. Já entre os quintos anos, os estudantes da mesma forma tiveram um bom desenvolvimento na leitura: de 76,1%, no começo do ano, para 98%, também acima da meta do PDE, que era de 95% para 2023.
Como explica Aline Fernandes Silva, diretora do Departamento de Formação e Apoio Pedagógico, esse excelente desempenho se deve a vários fatores, mas principalmente por ações pedagógicas ativas voltadas a melhorar esses índices. "Os dados acabaram de chegar e mostram uma evidente evolução na capacidade de ler de nossos estudantes, até acima do que tínhamos como meta para este ano. O acerto das ações da Secretaria de Educação, da gestão das escolas, professores e toda a rede é claro, mas temos sempre que continuar evoluindo e melhorando", afirma.
"Esses números são impressionantes e revelam que estamos no caminho certo", avalia a secretária de Educação, Ana Lucia Sanches. "As metas que havíamos estabelecido eram ousadas, e muitas foram ultrapassadas. À Secretaria cabe formular, sempre ouvindo a todos, e implementar programas efetivos em seus objetivos
Em agosto deste ano, a Prefeitura entregou as obras de revitalização da Vila do Doce. Também com recursos estaduais, o município está modernizando o Mirante São José. Estas intervenções somam R$ 3,7 milhões em investimentos.