‘Compartilhando Sorrisos’ completa um mês com a produção de 75 próteses dentárias
Lançada em 2 de agosto, a Campanha Municipal de Saúde Bucal de Diadema intitulada “Compartilhando Sorrisos”, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), chega ao seu primeiro mês com a marca de 75 próteses dentárias prontas, sendo que 46 já foram entregues aos munícipes de Diadema e outras 29 peças já foram acrilizadas (ou seja, o aparelho protético ou ortodôntico foi revestido com resina acrílica), e estão prontas para serem entregues aos usuários assistidos pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Quarteirão da Saúde.
A entrega vai acontecer, de maneira gradativa, durante o mês de setembro e a equipe do serviço já está em contato com os pacientes para realizar o agendamento.
A secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto, parabeniza a equipe da saúde bucal pelo resultado obtido, mas lembra que esse é só o começo do trabalho: “Temos muitos desafios pela frente, como a retomada integral dos atendimentos nas unidades e no próprio CEO, mas devido a pandemia, ainda é preciso retomar gradativamente, de modo que possamos garantir a segurança dos trabalhadores e da população e manter a qualidade do atendimento”.
Benefícios para além da estética- Além do aspecto estético, que é importante e precisa ser considerado, uma vez que ajuda a melhorar e resgatar a autoestima do paciente, a dentista e coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas, Célia Chaer, enumera outras vantagens. “O uso da prótese traz benefícios para a mastigação, fala, função, entre outros, proporcionando saúde e conforto e restabelecendo o equilíbrio do sistema estomatognático do usuário”.
Quem já estreou o novo sorriso sabe o quanto esse momento é especial e torce para que outros também sejam beneficiados. É o caso da moradora do Eldorado, Olívia Emídio de Oliveira Paes, que depois de mais de um ano de espera, finalmente recebeu sua prótese há uma semana: “Comecei o tratamento ano passado, fiz o molde, mas parou. Esse ano estava quase desistindo de esperar, aí ligaram para avisar da retomada do atendimento. Dessa vez foi rápido. Passei quatro vezes em consulta e já estou com a minha prótese. Estou adaptada, é muito bom. Dá uma segurança a mais para falar e sorrir”.
A profissional conta que, para o sucesso do tratamento odontológico, a equipe envolvida precisa analisar vários aspectos biológicos e anatômicos do paciente como, por exemplo, o formato do rosto, a cor e semelhança dos dentes dos pacientes. Também é preciso realizar, de maneira cautelosa, várias etapas para garantir a reabilitação oral, estética e funcional do paciente.
Gabriel Gonçalves Mariano, cirurgião dentista e coordenador da área técnica de Saúde Bucal, conta que, em média, para receber a prótese, o paciente passa de cinco a oito consultas, a depender da complexidade do caso: “Durante todo o tratamento reabilitador existe uma preocupação dos profissionais em relação à prótese final e, após a entrega, se necessário, o paciente ainda retorna ao CEO para acompanhamento, já que o objetivo é alcançar o cuidado integral”.
Retomada dos atendimentos- O anúncio de retomada do serviço ofertado pelo CEO aconteceu no dia 2 de agosto (veja como foi aqui), e contou com a presença do prefeito José de Filippi Júnior e da secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto. Na ocasião, devido às limitações sanitárias impostas pela pandemia, foram entregues as cinco primeiras próteses dentárias.
A previsão é concluir a primeira etapa com o atendimento de 86 pacientes, tendo a maioria iniciado o tratamento na gestão anterior com atendimento interrompido no segundo semestre de 2019, ficando aproximadamente 22 meses aguardando o serviço voltar a atender.Na segunda fase, o CEO começará a atender a demanda de novos pacientes que aguardam em fila de espera.
CEO- O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) atende demanda de próteses removíveis superiores e inferiores, totais e parciais, a depender da necessidade de cada caso. O acesso ao tratamento odontológico no serviço é definido a partir de triagens realizadas nos consultórios odontológicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS), levando em consideração aspectos clínicos, determinantes sociais e, em alguns casos, a faixa etária do usuário.
Além da confecção das próteses, o CEO, localizado no primeiro andar do Quarteirão da Saúde, conta com nove cadeiras odontológicas onde são realizados os atendimentos considerados de média e alta complexidade e oferta serviços de diagnóstico bucal (com ênfase na detecção precoce de câncer de boca), cirurgia oral menor, endodontia (tratamento de canal) e periodontia (tratamento das doenças da gengiva), além de cuidados aos pacientes com deficiência.
O CEO fica localizado na Avenida Antonio Piranga, 700 – Centro. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, mediante agendamento prévio, das 7h às 17h.