Chegou a hora dos moradores definirem o Plano de Mobilidade Urbana de Diadema
Depois de ajudarem na construção do Plano Plurianual Participativo, os moradores de Diadema estão sendo novamente chamados, desta vez para elaborar o Plano de Mobilidade Urbana respondendo o questionário da plataforma participa.diadema.sp.gov.br/mobilidade. O plano foi lançado em live realizada na segunda feira (7).
O diagnóstico da atual situação da cidade já foi feito pela equipe da secretaria de Transportes, que será completado com a apresentação das propostas. “Essa é a parte mais importante, a de pensarmos na mobilidade e na acessibilidade das pessoas para termos uma cidade mais humanizada e de respeito à dignidade humana, uma cidade para as pessoas e não somente para os carros”, disse José Evaldo, secretário de Transportes.
Ele comentou que o Plano vai pensar a circulação viária, o transporte coletivo, a integração temporal e tarifária, e vai avançar no conceito de bilhetagem e de monitoramento. Também vai pensar a mobilidade a pé e por bicicleta, o transporte de carga, e a regulação do sistema por aplicativo e dos serviços agregados como transporte escolar.
O prefeito José de Filippi Júnior lembrou que em 2012 o Congresso Nacional aprovou lei nacional dando prazo para as cidades fazerem o plano de mobilidade, e que Diadema passou todo esse tempo trabalhando sem qualquer planejamento urbano.
Para estimular as pessoas a responderem o questionário do portal participa.diadema.sp.gov.br/mobilidade, a equipe do programa de participação popular estará percorrendo os bairros da cidade da mesma forma como fez durante o PPA.
José Evaldo afirmou que sem a participação popular os planos apresentaram problemas na sua aplicação. “Junto com os moradores a gente tem condições de avançar muito mais”.