CCZ Diadema protege mais de 450 animais contra raiva
Durante a Semana de Intensificação de Vacinação Contra a Raiva, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema aplicou 454 doses, sendo 306 em cães e 148 em gatos. O imunizante antirrábico foi disponibilizado para animais a partir de três meses de idade sadios e não prenhes e de acordo com agendamento prévio.
“A semana a intensificação da vacinação da raiva no CCZ de Diadema foi muito positiva, sem intercorrências ou aglomeração. Foi bem tranquilo. Além desta ação pontual, o CCZ continua vacinando de segunda e quarta-feira, durante todo o ano”, explicou a médica-veterinária e coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses de Diadema, Nanci do Carmo.
O serviço municipal ainda realiza a vacinação gratuita de rotina. Para ela, não é preciso agendamento, basta comparecer ao serviço, nos dias determinados, das 9h às 12h ou das 13h às 16h. A orientação é que gatos sejam levados em caixas específicas de transporte e cães com coleiras e guia e, quando necessário, focinheira.
A raiva é uma doença transmissível por contágio direto, ou seja, pela mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou outros mamíferos como, por exemplo, morcegos infectados. No animal pode apresentar mudança de comportamento, salivação excessiva (espuma branca), perda de apetite, agressividade, vontade de morder coisas, demência, entre outros.
De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde (Ofício Circular nº 66/2020/SVS/MS) e da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a campanha anual de vacinação antirrábica de cães e gatos permanece suspensa, já que a situação epidemiológica da raiva no Estado de São Paulo está controlada e, também em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus.
Entretanto, o CCZ de Diadema continua realizando durante todo o ano, de forma gratuita, a vacinação de rotina de cães e gatos ou bloqueio.
Serviço:
Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema
Rua Ipoá, 131 – Inamar.
Tel.: 0800 77 10 963.
Imunização de rotina contra a raiva animal de segunda e quarta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, sem necessidade de agendamento prévio.