CCZ Diadema alerta para os cuidados necessários com os pets no frio

Com a chegada do inverno oficialmente na próxima segunda-feira (21), e consequentemente a queda da temperatura, alguns cuidados se fazem necessários para nos manter aquecidos. Com os pets não é diferente. Quando expostos a frio por tempo prolongado, eles podem sofrer com hipotermia, principalmente aqueles mais sensíveis, como filhotes e pets mais idosos, ou ainda aqueles com algum problema crônico de saúde. Por isso é importante o tutor ficar atento a pequenas mudanças de comportamento, por exemplo, se o animal ficar muito tempo encolhido e enrolado no próprio corpo pode ser um sinal que esteja tentando se aquecer.
A médica veterinária Nanci do Carmo, responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema, alerta que o frio já chegou em alguns locais. “A equipe do CCZ se preocupa muito com o bem-estar dos animais abrigados e ainda mais agora no inverno redobramos todos os cuidados. E quem tem pet em casa deve se preocupar em proteger os animais no frio para evitar o adoecimento do animal, com alguns cuidados simples, como por exemplo, colocar roupinha no animal ou disponibilizar um cobertor”, explica a veterinária.
A profissional conta que, no CCZ, algumas adaptações já foram implantadas pela equipe para esse período mais frio. “Os animais já estão protegidos e as casinhas contam com cobertor e toalha para aquecer. Os pets que permitem o uso já estão com roupinhas e temos até cortina nos abrigos para proteger os animais do frio”, conta Nanci. Os animais do CCZ tomam banho de sol e recebem amor e carinho. No período de frio, os cuidados são redobrados
Confira as dicas do CCZ para garantir a saúde do animal nesse período:
- Durante a noite, proteger o animal e não o deixar ao relento;
- Colocar roupinha (se o animal permitir e ficar confortável), para aquecer o animal;
- Disponibilizar cobertor e/ou abrigo adequado e quente;
- Forrar a casinha ou caminha do animal com material que isole do frio;
- Evitar passeios nos horários mais frios do dia;
- Diminuir as tosas;
- Evitar banhos frios e, quando o animal tomar banho, usar um secador de cabelo para evitar que o pet fique molhado;
- Permitir banho de sol.
Feira Virtual de Adoção Animal- Quem tem interesse em adotar um pet, pode acessar o site www.adoteamor.diadema.sp.gov.br para conhecer os animais disponíveis para adoção e que estão sob os cuidados do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Diadema. Além das imagens, o site disponibiliza dados básicos como nome, raça, idade, histórico e outras características.
Desde que entrou no ar, a iniciativa “Adote Amor - Feira Virtual de Adoção Animal”, já possibilitou a adoção de 28 gatos e 10 cachorros.
A criação da feira virtual "Adote Amor" faz parte das políticas públicas da Prefeitura de Diadema em prol do bem-estar e proteção animal. A novidade é resultado do trabalho conjunto da Secretaria Municipal da Saúde/CCZ, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (CONPBEA).