Campanha de Multivacinação em Diadema tem início em 30 de setembro
O município de Diadema adere à Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente a partir de 30 de setembro, seguindo calendário da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. O objetivo é reverter a tendência de queda das coberturas vacinais nos últimos anos e, assim, reduzir o risco de reintrodução e/ou disseminação de doenças que podem ser prevenidas por imunizantes.
Para isso, a equipe de saúde verificará a caderneta de vacinação e atualizará as doses daqueles que estão em atraso. Diadema possui salas de vacinas em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Por isso, a avaliação das cadernetas terá início na segunda-feira (2 de outubro).
É importante levar a caderneta de vacinação, um documento de identificação e, se possível, a carteirinha da UBS. Confira os endereços em https://portal.diadema.sp.gov.br/vacinas/.
Serão disponibilizadas as seguintes vacinas: BCG, DTP, dTpa, difteria e tétano, febre amarela, hepatite A, hepatite B, HPV quadrivalente, menigocócica ACWY, meningocócica C conjungada, pentavalente rotavírus, pneunocócica 10V, tetra viral (SCR e varicela), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola – SCR), varicela, VIP e VOPb.
"É fundamental que responsáveis por crianças e adolescentes os levem a uma das 20 Unidades Básicas de Saúde de Diadema para avaliar se há algum imunizante que não foi administrado e, assim, ficar em dia com a proteção a doenças imunopreveníveis", alerta a coordenadora da Vigilância em Saúde do município, Cristina Marins.
O secretário de saúde, José Antônio da Silva, explica que a rede está preparada para receber a população. "Nossos profissionais estão de prontidão para acolher os moradores, aplicar as doses necessárias, orientar sobre quais doenças podem ser prevenidas pela vacina e qual a data correta para receber cada imunizante, bem como os cuidados antes e depois de se vacinar", afirmou.
A campanha segue até 31 de outubro e realiza o Dia D de divulgação e mobilização está previsto para 07 de outubro, um sábado.
Campanha Nacional- O lançamento oficial da campanha nacional foi em 10 de agosto e cada estado teve a autonomia para organizar o calendário vacinal de acordo com o contexto e as características de cada território.
Estratégias adotadas- Para ampliar a cobertura vacinal da população, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema vem adotando inúmeras estratégias como vacinação nos bairros, em escolas, empresas e eventos culturais da Prefeitura.
Além disso, as UBSs fazem busca ativa nas próprias Unidades, em visitas domiciliares e espaços da comunidade e a SMS mantém parceria com a Secretaria de Educação, que solicita aos pais e responsáveis a caderneta atualizada do estudante no momento da matrícula ou rematrícula em escolas municipais.
Campanha de Multivacinação- De 30 de setembro a 31 de outubro de 2023 em todas as Unidades Básicas de Saúde. Confira os endereços das UBSs em https://portal.diadema.sp.gov.br/vacinas/.