Campanha para doar sangue é estendida até 31/7

A Campanha de doação de sangue "Solidariedade está no Sangue", que terminaria na última sexta-feira, foi estendida até o dia 31 de julho. E a prefeitura vai dar o exemplo: mais de 20 servidores municipais doarão sangue nos próximos dias, incentivados pela campanha. Que tal ser o próximo?

Segundo a presidenta do Fundo Social de Solidariedade, Inês Maria, a campanha tem recebido uma média de 3 doações por dia, muito abaixo da capacidade do Hospital Serraria, que pode receber até 30 doadores a cada dia. "Sabemos que muitas pessoas estão evitando sair de casa por causa da pandemia e o frio dos últimos dias não tem colaborado. Mas uma única doação de sangue pode salvar até 4 vidas. Temos visto muito empenho do diademense nas campanhas do agasalho e de combate à fome. Essa é chance de mostrar, acima de tudo, que a solidariedade corre mesmo em nossas veias."

Quem pode doar- Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Não podem doar sangue pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, tenham evidência clínica ou laboratorial de doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B e C, vírus HIV ou doenças ligadas ao vírus HTLV I e II. Doenças de chagas, o uso de drogas ilícitas injetáveis e malária também são impedimentos definitivos para doar sangue. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

Campanha de Doação de Sangue “Solidariedade está no Sangue” até 31/7, todos os dias, das 8h às 13h, no Hospital Estadual de Diadema (Av. José Bonifácio, 1641 - Serraria)