Aniversário da Coordenadoria e Ambulatório DiaTrans consolida olhar para população LGBT+

O Ambulatório DiaTrans, serviço de atendimento multidisciplinar para pessoas transexuais e travestis de Diadema, completou no dia 15 de setembro um ano de existência. A Coordenadoria de Políticas de Cidadania e Diversidades de Diadema também celebrou um ano em julho. Os dois equipamentos se tornaram responsáveis pela transformação da vida de mais de 200 pessoas que já utilizaram os serviços ofertados e mostram como a Prefeitura de Diadema inclui a população LGBT+ na lista de prioridades do poder público.

A comemoração do aniversário do ambulatório foi feita em cerimônia realizada no auditório do Quarteirão da Saúde, que contou com depoimentos de munícipes que se beneficiam dos atendimentos, que incluem acolhimento médico ambulatorial e pré e pós-operatório, acolhimento em enfermagem, psicologia, psiquiatria e serviço social, tratamento clínico no processo transexualizador e hormonioterapia, além de espaço para fala, escuta e acolhimento das demandas das travestis e de transexuais que moram na cidade.

Os dois moradores, representando as mais de 180 pessoas já atendidas no serviço, deram depoimentos de como o ambulatório mudou a vida de ambos: "Eu fui bem recebido aqui. Quando você começa a se olhar no espelho e associar o seu eu, seu gênero, com a sua fisionomia é a coisa mais maravilhosa. Ter tudo o que a gente pode ter com alguém segurando a nossa mão é espetacular. Obrigado por nos dar uma nova jornada de vida", afirmou Noah Gabriel da Silva Santos. "No meu primeiro dia de hormonioterapia, minha vida mudou. Com seis meses de terapia hormonal, eu retifiquei meu nome. Eu só tenho a agradecer a toda equipe do Dia Trans", elogiou Helena Nascimento.

Para o coordenador de Políticas de Cidadania e Diversidades de Diadema, Robson de Carvalho, o Ambulatório DiaTrans é a representação da postura do atual governo do prefeito José de Filippi Júnior em promover políticas públicas inclusivas que realmente incluem todas as pessoas. "Nós somos referência hoje não apenas no Grande ABCD, mas no Estado, no atendimento à população LGBT+", citou.

Robson destacou que o trabalho com a população LGBT+ não é apenas realizado pela Coordenadoria de Diversidade e a Secretaria de Saúde, mas envolve todas as áreas do governo: "A Secretaria de Assistência Social nos ajuda quando as pessoas precisam de uma cesta básica, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Renda atua com o Programa Emprega Diadema. Isso é política de inclusão", concluiu.

Serviço:
Ambulatório DiaTrans de Diadema
Endereço: Avenida Antônio Piranga, 700 – 2º andar – Centro – Diadema.
Tel.: (11) 4043-8093
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Horário de Funcionamento: Grupo de Entrada (acolhimento inicial), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Coordenadoria de Políticas de Cidadania e Diversidades de Diadema
Endereço: Rua Almirante Barroso, 111, Vila Dirce
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (11) 4057-7925/7965